Blog

CUIDADO COM SEU IAT

INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO

Cuidado com seu IAT.

Fala meus amigos, ultimamente eu venho pensando em um assunto e queria conversar com vocês sobre ele. Vocês já pararam para perceber a quantidade de instrutores que surgiram por aí?

 

E o principal, já perceberam que os influenciadores nunca se chamam de atiradores esportivos? Eles já fazem um curso de IAT e viram logo instrutores. Recentemente eu vi que uma influenciadora, muito famosa em outra área, que eu até gosto das opiniões dela, fez umas postagens em um clube e já divulgou que está fazendo o curso para ser IAT. Achei um tanto irresponsável essa situação e por isso comecei a pesquisar sobre o assunto.

 

Sabemos que o esporte de tiro vem crescendo cada vez mais no país, e isso é muito bom, mas, devemos ter sempre a segurança em primeiro lugar.

 

Em qualquer outra atividade, você sempre começa como aluno, vai ganhando experiência e, depois começa a ensinar os outros. Não podemos acreditar que uma pessoa que acabou de entrar no esporte já possa dar aulas. Essa pessoa não terá conteúdos ou vivência para tal.

 

Lembro que na minha primeira faculdade, meus primeiros professores eram experientes, com longos anos de trabalho na área e, que depois resolviam dar aulas para repassar seus conhecimentos. Eu ficava muito impressionado com os conhecimentos técnicos e os constantes exemplos cotidianos que eles passavam, e isso criou em mim uma vontade de ensinar, mas para isso, eu precisaria conseguir as experiências da profissão para depois poder repassá-las. Até recebi um convite de dar aulas em uma cadeira de Teoria Geral da Administração, mas recusei prontamente pois coloquei na cabeça que primeiro deveria alcançar alguns resultados na profissão para ser respeitado dentro da sala de aula.

 

Trazendo para o tiro, conheço muitos instrutores muito capacitados, instrutores que realmente entendem o que estão fazendo. E, quando os comparo com alguns instrutores novos, ou até comigo, vejo que eles estão há anos luz a nossa frente. Por isso, peço que prestem atenção em quais instrutores vocês irão escolher para lhe treinar.

 

Não é difícil ver na internet situações bisonhas que colocam os alunos em riscos reais, ou, ensinamento de táticas que não servem de nada na vida real. A realidade é que se tornou um negócio altamente rentável essa história de cursos de combate por preços altíssimos só porque tem um influenciador no curso.

 

Isso não é errado. Cada um, cobra o preço que quiser, na minha opinião, o errado é dar curso sem ter a capacitação adequada. Ser famoso não lhe capacita como grande instrutor. A experiência, sim.

 

E, para você, pequeno gafanhoto, que está começando no mundo do tiro e, não tem experiência, não queira pular etapas. Faca um curso básico de manuseio de arma de fogo, faça os outros 400 mil cursos que existem, como divertimento, mas lembrem-se que na vida real a segunda chance é muito difícil, então, estudem, pesquisem, treinem, conversem e, depois de alguns anos de vivência, é que tentem virar IAT.

 

Eu costumo dizer que, você só estará preparado para dar aulas quando descobrir que, apesar de todos os anos de experiência, você ainda precisa aprender muito para ser bom. Ou seja, seja humilde e estude sempre, pois o professor deve ter a consciência que sempre tem como aprender mais.

 

E um alerta a mais, vejo muitos gringos chegando pelo Brasil, cobrando uma fortuna para realizarem os cursos, mas que na verdade eles também não tem essa experiência toda. Aprendam, não é porque ele tem um sotaque diferente que ele sabe mais que os nossos instrutores brasileiros. Prestem atenção no currículo e, não na quantidade de seguidores que os instrutores possuem.

 

Esse foi um post bem diferente mas foi um comentário que queria fazer há algum tempo.

 

Por fim, se você quer adquirir sua arma e não sabe como, entre em contato com a Alvo Assessoria eles irão lhe dar todo o suporte necessário para aquisição de arma de fogo no SINARM o SIGMA.

Espero que tenham gostado desse texto e, se quiser saber um pouco mais, acesse o video abaixo, nele eu falo um pouco mais sobre esse tema e, nos siga nas redes sociais (Instagram e YouTube) @thiagogatilho.

Posts Relacionados